A circulação rodoviária e ferroviária ganha mais segurança e fluidez, com a abertura de uma nova passagem superior rodoviária sobre a Linha do Norte.
Foi encerrada, esta terça-feira, a última Passagem de Nível (PN) existente no concelho da Golegã, localizada ao quilómetro 93,400 da Linha do Norte. Em simultâneo, entrou em funcionamento o novo desnivelamento da EN365-4, através de uma Passagem Rodoviária Superior (PRS), garantindo melhores condições de mobilidade e segurança.
Esta intervenção integra a empreitada de adequação do layout da estação de Mato Miranda, que inclui também a deslocalização da Zona Neutra do Entroncamento e da Linha Mãe de Ramais (via ascendente).
A nova infraestrutura cumpre o objetivo da Infraestruturas de Portugal (IP) de eliminação de passagens de nível, proporcionando uma travessia mais eficiente e segura para todos os utilizadores da via. O traçado assegura a continuidade da EN365-4 e permite ainda o atravessamento sobre a Rua do Saldanha, através de uma passagem agrícola, ligando este arruamento à Quinta da Melhorada, a sul, e à localidade de Mato de Miranda, a norte.
Investimento de 20 milhões de euros
A empreitada “Adequação do layout de Mato Miranda, deslocalização de zona neutra e Linha Mãe de Ramais (via ascendente)” está integrada no programa Ferrovia 2020 e envolve um investimento de cerca de 20 milhões de euros. O objetivo é eliminar constrangimentos de capacidade que condicionam a carga máxima rebocada, reforçando as condições de exploração através da adaptação de estações de resguardo para cruzamento de comboios até 750 metros.
O troço intervencionado atravessa os concelhos de Santarém, Golegã, Torres Novas e Entroncamento, abrangendo três subtroços da Linha do Norte entre Vale de Figueira e Entroncamento.
Entre os trabalhos em execução destacam-se:
- Construção de duas linhas de resguardo com 750 metros em Mato Miranda;
- Supressão de uma passagem de nível, construção de uma passagem superior pedonal, de uma passagem superior rodoviária e de uma passagem inferior agrícola;
- Construção da Linha Mãe de Ramais no lado da via ascendente entre Riachos e Entroncamento;
- Eletrificação da Linha Mãe de Ramais e acessos ao Terminal Vale do Tejo;
- Modernização do feixe de receção/expedição da triagem do Entroncamento;
- Instalação de um novo sistema de sinalização eletrónica, integrado no Centro de Comando Operacional de Lisboa;
- Instalação de 18 Aparelhos de Mudança de Via (AMV) e levantamento de 10 AMV.
Este projeto representa um marco para o concelho da Golegã e para o corredor ferroviário Norte-Sul, refletindo o compromisso da IP com a modernização da rede ferroviária nacional e a segurança das populações.
